Laser da Próstata

18-11-2011 15:36

A próstata é uma glândula que se encontra apenas no homem. Tem uma forma aproximada de um donut e está localizada na base da bexiga. Envolve a porção inicial da uretra, com se fosse um anel.

A próstata funciona como um selector de qual o fluido que atravessa a uretra. Durante o acto sexual o colo vesical é encerrado, impedindo a passagem de urina, permitindo a passagem de esperma; durante a micção os canais ejaculadores são encerrados, permitindo o esvaziamento da bexiga. Parte do fluido seminal é produzido na próstata, permitindo uma maior vitalidade dos espermatozóides.

A próstata começa a crescer lentamente a partir da puberdade, com o início da produção de testosterona (hormona masculina). Este crescimento origina um aumento da pressão exercida na uretra, e uma necessidade crescente da força exercida pela bexiga, para urinar.

A velocidade de esvasiamento da bexiga (fluxo) depende assim de dois factores: tamanho e pressão exercida pela próstata na uretra e capacidade de contracção da bexiga. Até determinada idade a bexiga consegue adaptar-se e melhorar a contracção, mantendo o fluxo, mesmo apesar do aumento da obstrução. Com o passar dos anos a capacidade de adaptação da bexiga esgota-se e com o continuar do crescimento prostático e da obstrução surgem os sinais e sintomas de “prostatismo”.

As principais queixas associadas ao crescimento e obstrução prostática são: o aumento do número micções (dia e noite); um jacto progressivamente mais fraco, por vezes interrompido; esforço para iniciar a micção; aumento do tempo necessário para esvaziar a bexiga, e, por vezes, uma sensação de micção incompleta; sensação de urgência (vontade imperiosa de urinar, com risco de incontinência); incapacidade para urinar (retenção urinária).

Estas queixas evoluem gradualmente. Numa fase precoce da vida a relação entra róstata e bexiga é harmoniosa e esta consegue eliminar a urina com pressões baixas, sem dificuldade. Lentamente (a partir da puberdade) a próstata vai crescendo e vai ocluindo o “interior do donut”, obrigando a que a bexiga tenha que exercer maior pressão para urinar, por vezes não conseguindo eliminar toda a urina que contém.

O LASER Greenlight (Vaporização Fotoselectiva da Próstata) utiliza um LASER com um comprimento de onda específico, que vaporiza a próstata. É uma técnica minimamente invasiva, que combina uma melhoria importante e imediata dos sintomas e um incremento significativo do fluxo urinário.Não apresenta efeitos secundários importantes (risco reduzido de hemorragia, impotência e incontinência) e tem uma recuperação muito rápida; permite uma reactivação da  vida pessoal e profissional dentro de um período de tempo curto.

  

Comparação entre LASER Greenlight e Ressecção Transuretral da Próstata (RTU-P) clássica, com corrente eléctrica.

 

Greenlight

RTU-P

Hemorragia na operação

Escasso

Importante

Algaliação

Não

2-3 dias

Hemorragia pós-operatória

Reduzida

Importante

Tamanho de próstata

Sem limite definido

Máx- 60-80 cm3

Internamento

Inferior 24 h

3-5 dias

Risco de aperto tardio

Reduzido

Elevado

Risco de impotência

Reduzido

Moderado

Risco de ejaculação retrógrada

Inferior a 50%

Quase 100%

A Fotovaporização com LASER Greenlight é efectuada através da uretra, utilizando um equipamento (cistoscópio), que permite observa directamente o interior da bexiga, próstata e uretra, e através do qual passa uma fibra, que dirige o feixe de LASER para a área desejada. O LASER vaporiza o tecido e coagula, ao mesmo tempo, os vasos sanguíneos. O tempo de cirurgia depende do tamanho da próstata.

Embora o risco de hemorragia seja reduzido é aconselhável suspender, alguns dias antes, medicamentos que possam alterar a coagulação do sangue.

A urina pode manter-se rosada durante 2-3 dias após a cirurgia, mas as perdas de sangue são insignificantes.

Contactos

Dr. António Soares

antoniogarciassoares@gmail.com

+351 966 029 755

Procurar no site

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Urologia geral (consultas e cirurgia).

Cancro da próstata, rim e bexiga.

Incontinência urinária (feminino e masculino).

Exames urológicos (Cistoscopias, biópsias, prostáticas, urodinâmica e fluxometria).

Litíase renal.

Litotrícia.

Laser da próstata e da litíase.

ESPECIALIDADES 

Biopsias Prostáticas

Cistoscopias

Fluxometria

Laser da Próstata e da Litíase

Litotrícia

Urodinâmica

 

ACORDOS E CONVENÇÕES

ADSE

Multicare

Médis

PT

SAMS Quadros

© AGS 2009/2012 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode